17:00:00

29 de abril de 2009

P O L E M I C A


Deixando a paixão de lado e analisando friamente você acha mesmo que o Souza chutou em gol ou foi cruzar a bola??????



Respondam ai:


Abraços


Ricardo Nunes

09:45:00

28 de abril de 2009

Hoje é o Boyaca

O Grêmio está desde o começo do mês sem jogar. Esse é um motivo que deve levar um bom público ao Olímpico. O jogo é bom, o time do Boyaca é fraco mas não é bobo. Necessita de um resultado positivo para classificação e vem de uma bela vitória no campeonato colombiano. Mesmo assim tricolor deve buscar uma vitória com certa facilidade, confirmando assim a liderança da primeira fase da Libertadores. Como boa notícia temos a manutenção de Maxi na equipe, a volta do veloz lateral Rui e os treinos abertos. Marcelo Rospide continua transparente para com a imprensa e com a torcida, abrindo o treino.


Esse fato é muito positivo para o fator equipe. A proximidade dos jogadores com a torcida traz bons ares ao vestiário. Segundo pessoal do Grêmio esse é o melhor momento coletivo do time desde o começo da temporada. Méritos do treinador interino que conseguiu em plena tarde de uma segunda-feira a presença de cerca de 700 torcedores em um treinamento. Por culpa, também, desses treinos abertos a imprensa consegue passar mais informações a torcida, informação como a escalação para o jogo de hoje. Segue:

Victor; Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adilson, Souza, Tcheco e Fábio Santos; Jonas e Maxi López.

Apesar de totalmente recuperado, Alex Mineiro segue no banco. Para apitar Jorge Larrionda do Uruguai. O Jogo será transmitido na SporTV a partir das 7:30.

15:36:00

27 de abril de 2009

Puta que pariu pra fora!

E falam mau do Jonas!

Colaboração: Rafael "Maxi" Lopes

18:29:00

24 de abril de 2009

COM BALA NA AGULHA


Para seguir adiante no seu objetivo de chegar até a taça da Copa Brasil o Inter vai encarar o time do Nautico jogando a primeira partida em Recife e o jogo de volta no Beira rio.

A equipe treinada por Waldemar Lemos, irmão de Oswaldo de Oliveira não tem o apoio da torcida em função das atuações nada convincentes da equipe no Estadio do Aflitos.

O astro da equipe pernambucana é o meia Carlinhos Bala,29 anos que foi trazido do Cruzeiro mineiro a preço de ouro mas ainda não mostrou o mesmo futebol apresentado no arquirival Sport.

Por ser um ex- jogador do rival e ter feito sucesso nos campeonatos daquele estado o jogador não é bem visto pelos alvirubros.

Mesmo com todas essas adversidades o time do Nautico e seu astro (de 50 mil reais mensais) tem nesse duelo contra o Inter uma grande chance de reabilitação e exorcismo da má fase.

Como decide tudo em casa e embalado pelos ultimos resultados o Inter já mostrou que tem BALA na agulha! Vamos ..Vamos INTER!!!!! fui...

11:33:00

Paradoxo

O Grêmio é a contradição da Libertadores. Após a derrota de ontem do Boca pelo Deportivo Cuenca por 1 a 0 no Equador, o time tricolor assume a liderança da competição. Um time que entrou desacreditado por culpa de seus problemas. Sem técnico à quase 20 dias, em pleno detonar de crises internas, pedidos de demissões, brigas e embates com a torcida é primeiro da América. Sim, o Grêmio não é só o primeiro como único invicto da competição. E que falem os antipatizantes, que a chave 7 da Libertadores era a mais fácil. Certamente, os times que ali estavam, eram melhores (tirando o Aurora) que qualquer time do interior gaúcho. Mas o que importa é a autoridade de ser primeiro da América novamente. O Grêmio está mais uma vez em seu lugar e do seu jeito. O jeito imortal de ser, contradizendo as expectativas e contrariando todos os princípios do futebol.


Com essa classificação o Grêmio enfrentaria o Colo-Colo na próxima etapa. Time com certa biografia. Para tanto, já foram 28 campeonatos chilenos. Internacionalmente tem 1 Recopa Sul Americana, 1 Interamericana e 1 Libertadores da América em 91. Podia ser mais fácil, mesmo assim o Colo-Colo não é mais o mesmo, não deverá fazer frente a quem quer ser campeão. Até porque a melhor campanha garante decisões no estádio Olímpico.

12:00:00

20 de abril de 2009

PARABENS INTER !!!!


E dizer que este mesmo time do Caxias meteu 4 no Gremio....Futebol tem essas coisas...

A hegemonia colorada é um fato que não se contesta ( a não ser por gremista doentes que não aceitam nunca a derrota) e é preocupante.Falo em preocupação com o futuro do nosso gauchão.

Certamente essa hegemonia vai ser pensada e refletida por organizadores, clubes, patrocinadores e torcedores.Quando uma coisa na vida vira rotina fica chato, repetitivo e perde a graça.Vamos torcer que se consiga um futuro gauchão como tinhamos no passado com forças equilibradas e de muita disputa.

Por outro lado vemos a vitória de uma direção organizada que pensa muito mais no todo do que simplesmente no individual.Fica ai o exemplo de como deve ser tocada uma empresa publica ou privada.

PARABENS diretores e funcionarios do Sport Clube Internacional !!!!

18:48:00

19 de abril de 2009

Bicampeão invicto com direito flashback no placar.

Pode-se falar que o Inter triturou, humilhos, destroçou o Caxias logo nos primeiros 45 minutos. A atuação do Rolo Compressor colorado foi digna de um espetáculo onde tudo da certo. Hoje, o Internacional se torna mais uma vez Campeão Gaúcho, e de forma invicta, repetindo a façanha de 1974, quando foi também campeão de forma invicta e com 100% de aproveitamento, isso mesmo, 100%.

O time colorado comandou o primeiro tempo, não deixando o Caxias ao menos sequer dar um chute a gol. Abrimos logo 7x0. Me deu pena em saber que o jovem goleiro do Caxias, no intervalo saía de campo incrédulo e com lágrimas nos olhos devido a elasticidade do placar. Mas enfim, mostramos a superioridade sobre os times do interior, principalmente os times da Serra Gaúcha, repetindo a goleada de 8x1. Confesso que pelo Juventude, o gostinho é muito melhor, ainda mais porque as vezes acompanho o blog de um torcedor da papada que sempre se inferioriza criticando a dupla greNAL. Enfim, agora é comemorar o domingo de título, e focar a semana na Copa do Brasil. Grande Abraço.

13:58:00

16 de abril de 2009

Invertendo os resultados.

Ontem à noite, ás 22 horas, o Grêmio recuperou o resultado que deveria ter feito aqui em Porto Alegre. Em um resumo rápido da Libertadores, o clube ganhou dos dois times mais fracos da chave. Por mais que falte um jogo, esses eram obrigação. Empatou uma e venceu outra do mais forte, o Universidad do Chile. Aqui está à inversão, empatou em casa e venceu fora. O Grêmio recuperou ontem, o que começou com ar trágico no dia 25 de fevereiro. Em meio a essa busca de um novo treinador, tão comentada nesse blog e em toda a imprensa, quem merece os méritos é Marcelo Rospide. Ele foi muito bem ontem. Soube armar o time, divergindo acertadamente em relação a filosofia de Roth. Como já havia falado aqui, uma das atitude mais a calhar acarretadas por ele foi a volta de Rever a posição original.

Falando um pouco mais sobre treinador, consta que Krieger saiu ontem do Chile em direção ao Rio de Janeiro. Segundo a imprensa ele estaria acertando com Renato Gaúcho e viria a Porto Alegre com ele já em "seus braços". Agora mesmo, chega a informação pela Rádio Gaúcha, que o dirigente veio juntamente com a delegação e que Portaluppi está praticamente cancelado. Sobre Autuori, a última da direção é afirmar que ele faria parte de planos mais amplos. Que incluiria as categorias de base. Ao meu ver o Grêmio tenta supervalorizar esse projeto. Provavelmente para sensibilizar o possivelmente novo treinador. De fato até admito ser uma boa tática para acertar o mais rápido possível com ele. Mas o problema que o Grêmio tem com a base é outro. Após a saída de Rodrigo Caetano algo ficou tortuoso nessa área. Não sei exatamente o que. Mas acredito que em breve alguma coisa deve vir à tona. A única coisa que tenho certeza é que planejamento não há.

Por falar em planejamento e voltando ao jogo, creio que o tricolor fez uma boa partida no Monumental de Santiago. Um estádio com capacidade para 65 mil pessoas e que quando cheio, como ontem, se transforma em um caldeirão. Já o time do La “U” não tem a mesma dimensão da sua torcida e do estádio. Time fraco com dificuldades defensivas. Mas o que o Grêmio não teve, mesmo, nessa vitória. Foi planejamento. Ou foi planejado o improviso do técnico que era Adjunto? Isso durante dois jogos, do que foi decidido pela própria direção, como a competição mais importante do ano.

No mais, as boas são Maxi que fez um golaço, teve boa movimentação e até armou cruzamentos. Souza que se redimiu da má atuação contra o Aurora e deu um belo passe para o gol de Maxi. Outra revelação de ontem foi Adílson. Que assim como Souza fez um belíssimo segundo tempo. Mas o personagem do jogo de ontem, que poucos lembram, foi Victor. Com 3 defesas belíssimas, foi ele na minha opinião que ganhou o jogo ontem. Essa vitória garante ao Grêmio, no mínimo, o fato de jogar com o Boca só na final. Por falar em final, segue minha previsão para próxima fase.


19:05:00

15 de abril de 2009

Assista a Libertadores

14:30:00

Por que o império ruiu?

Desde o primeiro dia do mês, depois do jogo da seleção brasileira em Porto Alegre. Que o imperador Adriano, não da as caras na Itália. Esse fato explodiu na imprensa, assim que chegou a informação de que vários dos jogadores convocados, depois do jogo teriam ido para o sítio de Ronaldinho Gaúcho. Uma festa muito íntima, tão íntima que segundo informações, foi para lá mais de uma van levando prostitutas. Mulheres farejando dinheiro, boleiros afortunado farejando mulheres, carne na churrasqueira e um pagodinho rolando. Sem falar no resto...

Mas voltando ao Adriano, após isso muitas histórias surgiram. A primeira, que chegou ao meu conhecimento, era a que ele estaria entrando em depressão por problemas conjugais. Depois disso ainda veio o envolvimento com drogas, álcool e ainda uma linda história de saudade dos verdadeiros amigos. Ele ainda foi visto em uma favela carioca, andando na garupa de uma moto, e já inventaram que teria sido baleado.
Pois bem, todos esses detalhes não passam de inverdades. O elemento que realmente derrubou o imperador do trono, abalou a elite do futebol europeu e fez o império ruir, perdendo seu senhor. É uma bunda!


Sim, uma das belas bundas-fruta. Essa é a moranguinho, ou melhor, Mulher Moranguinho, esse é seu nome. Segundo a imprensa, a dançarina do funk, teria participado de um churrasco na mini mansão, do ex-imperador, na Barra da Tijuca. Nessa mesma festinha, ela já teria conhecido a família do jogador e já aproveitou para ficar por lá. Os dois não se desgrudam, segundo jornal carioca “Meia Hora”, ela sai da casa somente para fazer compras e logo volta.

“À coluna, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, assumiu o namoro com o jogador Adriano: "Nós estamos tendo um relacionamento. Estamos muito felizes. Mas não quero fazer da minha vida pessoal um evento. É um relacionamento como outro qualquer. Torcemos para que dê certo".
Conforme o Babado contou ontem, Ellen e o Imperador passaram o feriadão juntos e ela está morando na casa dele, na Barra. Ontem, o empresário de Adriano, Gilmar Rinaldi, estava em Milão (Itália) para acertar a rescisão do contrato dele com o Inter.”
Fonte: Jornal Meia Hora

Mas espera aí, por esse bundão você não largaria o futebol, o Internacionale de Milão e a Europa?

14:42:00

14 de abril de 2009

Segue a novela!

A novela do Grêmio ainda não acabou. Eu mesmo, que aqui vos escrevo, não agüento mais ouvir falar em quem será o treinador do Grêmio. De fato o Grêmio delongou o fim dessa novela novamente.

Autuori continua sendo um sonho. Apesar de empatar, com seu time Al-Rayyan, assim, perdendo o título do campeonato do Qatar, o sheik Abdullah bin Hamad Al Thani, dono do time, ainda hesita em negociar o treinador com o tricolor. Segundo a imprensa, o Grêmio tem uma grande convicção em Paulo Autuori. Sendo capaz de esperá-lo, sobrepondo a importância desse apego, aos jogos da Libertadores.
Pessoas ligadas ao clube, disseram que o técnico ligou para a diretoria gremista agradecendo o convite e explicando que esgotou todas a possibilidades para tentar sua liberação, mas os dirigentes afirmaram o interesse em esperar. O sheik, faz questão de ter o brasileiro na disputa da Copa do Príncipe, que leva o nome do seu filho.

Outra história que aparece agora, nas redondezas da Azenha, é a de que o Grêmio estaria disposto a aguardar Autuori, colocando no comando seu auxiliar, que também está no Qatar, René Weber. Seria uma substituição de auxiliares, Rospide por Weber, temporariamente. Em conversa com a Rádio Gaúcha, Weber deu a entender que Paulo Autuori está com muita pretensão de trabalhar no clube e de voltar ao Brasil. Além de Weber, ele traria ao Olímpico, Gilvan Santos como preparador físico.

Não querendo novamente criticar a direção do Grêmio, mas o prazo já foi estendido. Essa demora na divulgação do novo técnico é prejudicial ao clube, ao grupo e a torcida. Mas certamente de uma única coisa depende a urgência dessa decisão, o resultado do jogo dessa quarta. Não há dúvida que caso o Grêmio não consiga um resultado positivo, contra uma provável escalação reserva da La U, a direção resolva a situação imediatamente. Quando “água bate a na bunda” tudo muda.

Ainda nesse mesmo assunto, Mauro Galvão falou essa semana que realmente o Grêmio tem 3 nomes para esse lugar vago. Mas e qual a novidade nisso? A novidade é que, segundo ele, todos esses nomes estão empregados. Com isso é possível concluir que, para infelicidade de mais de 90% da torcida, Portaluppi está fora. Acredito que esses 3 sejam Geninho, que já disse não, Nei Franco, que também recusou convite e a novelinha Autuori. Mas claro, há uma outra conclusão que podemos chegar com essa história. Como poderia o Grêmio não ter sondado Renato, tão querido pela torcida e por outros grandes nomes do time? Provavelmente, seja pelo fato que quando consultado, Renato falaria “SIM” ao tricolor, e o time seria obrigado a contratá-lo imediatamente. Vale lembrar que ele está desempregado e louco para vir ao Olímpico.

O Grêmio já está em Santiago, no Chile, aguardando o jogo. As duas novidades para esse embate é o sorteio do paraguaio Carlos Amarilla para apitar o jogo e o foco do grupo nos treinos de bolas aéreas ofensivas. Outra nota que deve ser incluída é sobre Rospide. Ele já vem demonstrando ser mais inteligente que Roth. Apesar de continuar com os mesmos conceitos gerais de time e táticos, ele acabou com a contraproducente aposta com Rever jogando quase de volante. Recolocado-o mais próximo da lateral esquerda. Rever, sem dúvida, é o melhor defensor tricolor, e assim deve permanecer. Além disso ele não fez nenhum treino fechados não tem o que esconder, trabalha simples e já divulgou a equipe titular para amanhã. Segue ela:
Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Makelele, Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Maxi López.

21:29:00

13 de abril de 2009

SE A MODA PEGA.....


O tecnico do Comercial ( SP) Pedro Santilli saiu do serio e partiu para cima do juiz que apitava o jogo entre seu time e o Catanduvense.Após a confusão o Santilli viu seu time ser rebaixado na delegacia.


Responda ai:


QUE ARBITRO TIRA VOCÊ DO SERIO?

10:21:00

Resumo de Páscoa!


Lendo agora as notícias do Grêmio, vejo que o Universidad colocou o título do campeonato nacional de lado pró a Libertadores. Ora, se o Grêmio acha que vai jogar com o mesmo time que jogou aqui em Porto Alegre, está muito enganado. E pior, vai com o interino na mesma formação do Roth, sem falar nos desfalques. Pois bem, o tricolor espera por Paulo Autuori, decisão acertada na minha opinião. Espera-se pela melhor opção. Só não pode vacilar na libertadores.

Eu admiro os clubes que contratam bons técnicos e ficam com ele por muito tempo. Exemplo disso é o São Paulo. Espero que o Grêmio pense assim em relação a Paulo Autuori. Que venha para um planejamento a longo prazo. Dentro de um planejamento, sem usar o planejamento para derrotas.

Um parágrafo sobre o Renato Gaúcho. Não queria ver o Renato no Olímpico agora, até porque se vê muitos gremistas, sem nem ao menos ver o Renato desembarcar no Salgado Filho, pensando na saída do treinador e a destruição de um ídolo. Pois aí está o problema, Renato nem chegou e só se pensa em sua saída.

Técnico é a cara do time. O Time joga com a cara do treinador. Olhando ontem Corinthians x São Paulo (vitória do Corinthians no finalzinho) vi a cara de Mano Menezes. O Corinthians é a cara do Mano. Jogando pelas laterais (como era no grêmio) e dependendo de um camisa 10.

Esperemos pela cara do novo Grêmio. E antes tarde do que nunca, Feliz Páscoa a todos!

14:17:00

10 de abril de 2009

E o prazo está acabando!

Hoje é sexta-feira santa, e aqui encerra-se o tempo determinado para fechar o novo técnico tricolor. Apesar do Grêmio seguir trabalhando nesse feriado, nada de revelar o novo comandante. Ontem, em entrevista, o Presidente Duda Kroef, quando questionado se o Grêmio teria um plano B, respondeu: “Nada de plano B, só temos um plano A e é em cima dele que vamos trabalhar.”

O fato é que ninguém trabalha somente com um plano, principalmente um clube com o tamanho do Grêmio, disputando uma competição internacional. Na manhã de hoje, o papo já foi outro. Krieger falou em três nomes, que segundo a imprensa seriam Autuori, Renato Gaúcho e Ney Franco. É possível que o Grêmio ainda aguarde resposta de Autuori, que deveria sair até o fim do dia. Mas acredito que essa contratação fica cada vez mais complicada.

Os Xeques árabes não querem liberar o homem, certamente pelo fato, que o campeonato em disputa é em homenagem ao Al-Rayyan, time treinado por ele. Ontem o treinador pronunciou -se pela primeira vez sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

“O técnico Paulo Autuori gostaria de esclarecer que não autorizou ninguém a falar em seu nome a respeito de sua permanência ou saída do Al-Rayyan, do Catar, clube com o qual tem contrato até maio. Em matérias publicadas hoje pela imprensa brasileira, o senhor Rodolfo Fortes deu declarações sobre o assunto sem a autorização de Autuori.
- Não tenho representante no Golfo e apenas minha assessoria de imprensa tem o aval para dar informações sobre mim. Ainda não me pronunciei em respeito ao Al-Rayyan e ao Grêmio e vou dar os devidos esclarecimentos no momento oportuno - explicou Autuori.
O treinador ainda esclarece que sequer conhece o senhor Danilo Martins, técnico de futsal do Al-Arabi, apontado nas matérias como intermediário dos contatos com Grêmio.
- Meu contato com a imprensa sempre foi franco e direto. Se não me pronunciei até o momento, é porque não há nada definido. Só não posso deixar pessoas que nada tem a ver comigo falarem em meu nome - disse.”

O contrato de Autuori acaba dia 28 de maio. Muito tempo para o Grêmio aguardar. De qualquer modo, por ainda não ter sido fechada a negociação, é bem provável que Rospide comande a equipe, também, contra o Univerdad. Não daria tempo para técnico nenhum se juntar ao grupo antes de segunda-feira, dia que parte a delegação rumo ao Chile.

Outro fato importante do dia de ontem, foi o pedido de demissão de Julinho Camargo, após cinco anos comandando os juniores. Segundo a imprensa, Julinho estaria triste por seu nome não ter sido lembrado para técnico interino. Todo caso, apesar da falta de oportunidade, ele já tem emprego garantido no Vitória,como auxiliar de Paulo César Carpegiani. Pelas mãos dele, passaram as últimas revelações do Tricolor, como Anderson, Léo, Lucas, Carlos Eduardo, Felipe Mattioni, Rafael Carioca, entre outros. Quando questionado, André Krieger explicou:

– O profissional recebeu uma proposta vantajosa para a sua carreira e o Grêmio não teve como segurá-lo. O Julinho estava há cinco anos conosco e esperamos que ele siga sua vida da melhor forma possível – declarou.

10:41:00

9 de abril de 2009

Ciro Vs. Keirrison

O grande jogo da noite de ontem, foi Palmeiras e Sport. Jogo válido pela Libertadores. Para o Palmeiras, apenas a vitória contra o Sport melhoraria a situação na briga por uma vaga na próxima fase. Já o Sport, entrava em campo para segurar sua invencibilidade de 25 jogos.

Ao final dos 90 minutos, quem permaneceu feliz foi a torcida alviverde. Por um placar de 2 a 0, o Palmeiras abateu a equipe rubro-negra. Um excelente jogo, com chances para todos os lados. Um dos fatos mais impressionantes desse jogo, foi o apoio da torcida do Sport. Que apesar da derrota, não deixou de incentivar a equipe cantando o nome de todos os jogadores, sem exceção.

A propósito, sobre o duelo formado no título. Quem se deu bem foi Keirrison que além da vitória, fez o primeiro gol do time paulista, acabando com o jejum de 4 jogos sem marcar. Gol esse que causou ruídos dentro dos vestiários. Segundo Nelsinho Batista, treinador do Sport, a jogada do gol que aconteceu aos 23 minutos do primeiro tempo, foi treinada durante a semana. Técnico alertou para o poder aéreo do adversário, mas a equipe não obteve sucesso.

Acredito que o Sport errou muito e por isso não conseguiu assegurar um resultado positivo na Ilha. Agora tem o jogo da volta, onde terá de dar troco, pois o Sport segue na vice-liderança do grupo da morte.

Fora isso só a derrota do cruzeiro por 4 a 0 pelo Estudiantes no estádio Ciudad La Plata. O time argentino considera a goleada como resposta aos 3 a 0 tomados no Brasil. Com esse encorpado placar a raposa adia, e de forma perigosa, a classificação para as oitavas da competição. Outro resultado, negativo para o Grêmio, foi a vitória do Universidad de Chile sobre o Boyacá. Devolvendo os 3 a 0 e obrigando o Grêmio a trazer no mínimo um empate do Chile, contra o próprio Universidad, para garantir classificação antecipada.

09:54:00

8 de abril de 2009

Grêmio vence, mas não convence.

GRÊMIO 3 X 0 AURORA


O tricolor jogou ontem à noite, a contar pela Taça Libertadores. Levando-se em conta o time fraco do Aurora, o time não teve uma boa exibição. Meio campo do Grêmio continua frágil e com dificuldades na armação das jogadas. Souza tem visivelmente problemas, parece perdido em campo. Não procura mais a construção de jogadas e acaba tendo uma média grande de bolas perdidas. A torcida já está perdendo a paciência com ele. As laterais, principalmente a direita com Makelele é anêmica. Fábio Santos também não jogou bem.

Um ponto positivo da partida foi Maxi, que jogou os 90 minutos e fez um bom jogo. Procurando a bola, armando jogadas e fazendo um belo gol de cabeça (o qual diziam ser seu ponto fraco). Já seu companheiro de ataque, Herrera, continua mau. Pouco participa e quando consegue se aproximar de alguma jogada tem dificuldade de domínio. Fica ainda longe do que jogou com Mano no Corinthians. Tudo bem que foi segunda divisão, mas de que divisão é o Aurora e os times do gauchão?

Mas a vitória é importante, leva o Grêmio a 10 pontos, consecutivamente com a liderança isolada da sua chave. Basta um empate no próximo jogo, ou até mesmo uma derrota seguida de resultados favoráveis, para o Imortal garantir a classificação. É importante, também, pois marca a saída de Roth do comando. Acredito que seja necessário melhorar muito para segunda fase da competição. De acordo com Luiz Onofre Meira mais 3 reforços devem vir até as quartas de final.

19:48:00

7 de abril de 2009

Que venha. Versão 2.0

O Grêmio está procurando volantes, o que não é nenhuma novidade. A exemplo, a busca por Renato e até mesmo a inscrição prévia deste jogador na Libertadores. Pois acho que o tricolor deve começar a se preocupar em arrumar mais uma vaga nessa lista à CONMEBOL.

Existem fortes rumores dizendo que Rafael Carioca não está conseguindo de adaptar ao futebol russo. Ele foi um dos principais destaques do Grêmio, se não o principal, no ano passado, e foi transferido dia 9 de dezembro de 2008 para o Spartak Moscou. A negociação ficou em torno de 4 milhões de euros. Desde então, pouco jogou. Não teve muitas chances de mostrar seu talento e não se adaptou ao novo país. Segundo informações, seus empresários já entraram em contato com o Grêmio.

Acredito que o Grêmio tentará um empréstimo, pois o contrato dele com o clube russo é de 5 anos. Não tenho dúvida que se concretizada, essa seria a melhor contratação do Grêmio no ano. Rafael é jogador de amplo talento, que além de saber marcar sabe sair jogando com classe. Exatamente o jogador que o Grêmio está precisando.

14:18:00

Que venha!

Ao chegar a tarde do dia de hoje, início da noite (19h), começará a caminhada do tricolor na Libertadores Pós-Roth. O jogo pode ainda ser marcado pelo anúncio do novo comandante tricolor. O que seria altamente favorável em meio ao jogo com casa cheia. E seria ainda mais favorável se este nome fosse o de Renato Gaúcho. Em meio a muitas desconfianças ainda se ele é o melhor nome para este cargo ou se tem experiência suficiente para tocar o time em uma libertadores. Mas Renato tem a principal indicação e não falo de Koff, falo do torcedor. O torcedor quer o Gaúcho, Gremista e campeão. Não é de hoje. Há anos quando Renato vem ao Olímpico, nas ocasiões passadas ele veio por outros clubes, o torcedor grita seu nome e agradece por tudo que fez. Ídolo.
Eu mesmo olho com desconfiança para este líder, mas ontem, vendo um vídeo da Globo.com, vi a seguinte frase dele.

- Quando eu era garoto, sonhei em jogar pelo Grêmio e ser campeão. E hoje tenho outro sonho, ser técnico do clube que eu torço. Ainda vou ser técnico do Grêmio. Ainda vou chegar lá.



Ora, um gremista, polêmico, torcedor e com a cara do Grêmio. Se ele tiver a estrela que teve quando vestiu a camisa do tricolor, certamente estaremos com um futuro campeão à beira do gramado. Que venha o Aurora. Que venha o Renato Gaúcho. Que venha o Tri.

14:18:00

Quem comanda hoje?

Hoje o Grêmio joga contra o Aurora no Olímpico. Jogo a contar pela Libertadores as 19 horas. No banco, como interino, Marcelo Rospide irá comandar o Grêmio. Ele tem sua chance de aparecer nos profissionais. Rospide vem trabalhando no Grêmio desde as categorias de base, chegando a auxiliar técnico no ano passado.

Marcelo irá manter o mesmo esquema de Roth, o 3-5-2. Apesar de tudo a equipe ainda vai com a cara do ex-treinador. As únicas mudanças são por culpa de desfalques, (cartões ou lesões) por isso o ataque tricolor deve ser formado por argentinos, Maxi López e Herrera.

Time do Grêmio provável para hoje é:
Victor, Léo, Réver e Rafael Marques; Makelele, Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Herrera e Maxi López.

09:24:00

Errata

Conversando, ainda ontem, com uma pessoa ligada ao Grêmio. Puxei o assunto sobre a insegurança da atual conjuntura tricolor. Basicamente o que falo no post abaixo. Após a discussão, acabei recebendo informações das quais não sabia. Segundo o sujeito que me trouxe os tais dados. O nome mais certo na Azenha é o de Renato Gaúcho, o qual já estaria certo com o Grêmio. Sim, isso não é novidade.

O fato é que existem dois episódios que impediriam a divulgação precoce do nome. Um deles é que a direção gremista tenta até hoje a tarde, negociar com Paulo Autuori, que tem contrato com o Al-Rayyan até maio. Outro fator importante, que ainda impede essa tomada de decisão, é que, parece, que o nome de Portaluppi não é consenso no Olímpico. Segundo a informação, principalmente as pessoas ligadas ao futebol não querem o treinador na equipe. Acredito que por culpa da sua má fama de festeiro e divisor de grupo.

Apesar de tudo, Renato Gaúcho praticamente é o técnico do Grêmio, principalmente por intermédio e anseio de Koff. Para quem não lembra, Koff foi responsável pela eleição do presidente Duda que desbancou a chapa de Odone. Ou seja, a opinião dele vale muito!


Mais uma informação, agora do site Globoesporte:
Grêmio já encaminhou inscrição do meia Renato à CBF

00:21:00

Chega de cartolas!

O tempo passa e a direção gremista continua pregando suas peças. Lembra das duas importantes etapas que citei no meu post anterior? Depois de todos os constrangimentos gerados com a demora na demissão do antigo treinador, agora, nossos queridos cartolas pretendem esconder o nome do novo comandante.

Hoje, fontes do quadro social do Olímpico, admitiram o cadastro de 402 novos sócios. Tudo isso em apenas um dia, mesmo após a derrota no GRENAL decisivo. Esse número está entre os recordes na região da Azenha. Isso tem explicação? Respondo. Sim, tem.

A torcida tricolor é apaixonada e já reage a saída do seu algoz. A relação negativa entra as duas partes não era segredo para ninguém. A decisão, enfim, tomada pela direção agradou a claque. Trouxe um novo ar de esperança. Iluminou a luz no fim do túnel. A expectativa da torcida é enorme e isso faz aumentar, naturalmente, o interesse no time.
Tudo resolvido? Não.

Novamente aparecem os cartolas. Admitindo já ter um nome encaminhado para o comando do imortal, o Diretor Luiz Onofre Meira prefere manter sigilo sobre quem será o contratado. Como desculpa, usa o jogo do Grêmio contra o Aurora, querendo assim concentrar todas as atenções para isso. Burrice!

Isso só mostra a fraqueza administrativa e falta de senso de marketing dos nossos amigos. Já imaginou a alegria da torcida sabendo que seu novo técnico está ali, no Olímpico, assistindo ao embate contra o Aurora. Certamente esse fato também daria um gás especial aos jogadores. Se a direção tivesse divulgado ainda hoje esse tão esperado nome, quem sabe esse número de 402 novos sócios não teria aumentado significativamente. Principalmente se esse título fosse para Portaluppi. Que acredito ser o contratado.

Podendo com essa “pilha toda” lotar o Monumental amanha, marcando assim a virada de mesa do Grêmio. Traçando uma divisória entre todas as desavenças da diretoria, jogadores e torcida. Sei que algumas coisas devem acontecer às escuras. Sem divulgações. Até para que nada venha a estragar as negociações. Mas acredito que esse não é o momento desse tipo de refúgio. Isso já é questão de marketing, questão de trazer a torcida para perto do time e de unir todos em prol de um único desejo. O título da Libertadores.


Como curiosidade.

O site Wikipédia, já alocou hoje na página do treinador Renato Gaúcho, ele como sendo treinador do Grêmio. Ainda, sacaneou, expondo o Grêmio como campão da Libertadores desse ano, entre outras competições.

23:08:00

6 de abril de 2009

Bola pra frente

- Passada a ressaca pós baile, nossas atenções agora se voltam para outra competição, a Copa do Brasil. Sei que esse é o caminho mais curto para a vaga na Libertadores, mas sinceramente penso que prefiro ganhar essa vaga conquistando o Campeonato Brasileiro do que pela Copa do Brasil. A Copa do Brasil é uma competição que desgasta, pois todo o jogo é uma final, e isso bem ou mal interfere no vestiário, e um vacilo sequer de um dos nossos jogadores ou do Tite, pode colocar todo o trabalho que vem sendo realizado em xeque. Claro, não vou deixar de acompanhar o Inter na Copa do Brasil, irei em todos os jogos e espero encontrar numa possível final o time que nos roubou uma estrela. enfim, prefiro o Campeonato Brasileiro, que é mais longo e podemos ter uma continuidade maior de esquema de jogo e também de time.


- Um ponto que me preocupa no Inter e que foi notícia em toda a mídia online sobre esportes é a bola aérea na nossa zaga. É impressionante como somos frágeis nesse setor tendo todo um grupo de zagueiros muito experientes. O Nunes ressaltou bem, uma hora a sorte vira de lado.
Sei que o nosso arqueiro demonstrou muita confiança no jogo contra o Boca ainda pela Sulamericana, mas me desculpem, aquela saída de gol no cruzamento gremista que quase resultou no gol de empate ontem foi simplesmente lamentável.

- Dando uma rápida olhada na página do Inter na globo.com, li que D'alessandro só voltaria a jogar agora nesta quarta feira no jogo que temos pela Copa do Brasil contra o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. Ele realmente foi fundamental para selarmos o placar de ontem, mesmo tendo entrado no lugar de Andrezinho, que pelo que sei, não queria ter saído de campo. 
Andrezinho pra mim foi o segundo melhor depois de Sandro.

- Voltando aos goleiros, tenho minhas dúvidas sobre o trabalho que vem fazendo nosso novo preparador de goleiros Jorge Azevedo. Aquele aquecimento que foi conduzido por ele 20 ou 30 minutos antes dos times entrarem em campo foi mais um recreativo do que um aquecimento. Nem quando eu era categoria de base no Goiás eu tinha um aquecimento tão fácil como aquele.
Está faltando treino de fundamento, reflexo, o Lauro tem a vantagem de ser alto, mas não pode ficar plantando em gol em chutes como a cobrança de falta do Souza, tem que ir na bola, golpe de vista as vezes funciona, mas as vezes te faz passar cada vergonha!

- Bom, como era de se esperar, acabou de vez o sonho colorado de mais um greNAL tendo o time da azenha comandado pelo nosso ídolo Celso Roth. Brincadeiras a parte, mas a arrogância polida de Celso ontem na coletiva pós jogo, o credenciou para nunca mais dirigir um time da dupla greNAL. O desejo de boa sorte ao Inter no gauchão foi irônico, e só mostra que esse cidadão, Celso Juarez Roth, tem muito, mas muito mesmo o que aprender antes de falar qualquer coisa. Sou colorado, mas parabenizo a direção gremista por demiti-lo. Boa sorte Celso, você morreu pela boca, foi demitido e não pode colocar a culpa em ninguém, nem na crise mundial. A culpa foi toda sua!

Vamo meu Inter!!!

19:43:00

Craques & craques



O que diferencia um craque de um jogador comum é o talento, o pensar rapido, a malicia ,a arte de enganar o (s) atleta(s) adversario e o faro do gol.

Existem atletas que são esforçados e conseguem fazer gols na raça, na velocidade , ganham na altura e outros que a seu lado tem bons garçons para servi-los na boca do gol.
Por mais que Nilmar tenha feito gols..pela bela jogada no gol contra o Juventude, tenho uma teoria que se ele tivesse feito 20% dos gols que ele errou no ano passado estariamos na Libertadores.
Se fosse o Romario, Ronaldo Nazario, Roberto Dinamite, Zico ( só para citar alguns craques) nosso centroavante com certeza não errariam aquele gol no grenal que ele sozinho, podendo driblar o goleiro ou encobri-lo acabou dando nas mãos do Vitor.Esse lance caiu no esquecimento porque ganhamos o jogo...e se a bola do Jonas tivesse entrado????
Esse gol, alem de nos dar tranquilidade no jogo, poderia mudar a partida e quem sabe chegariamos até a goleada.
Tem gols em alguns jogos que não podemos , nem pensar, perder.

A maxima ja diz " quem não faz leva".
Espero que o Nilmar e os colorados ao lerem este post façam uma pequena reflexão sobre o que eu disse aqui.Acredito que esse texto servirá de motivação para ele melhorar um fundamento que é tão essencial pra um centroavante : a finalização.

fui...

19:00:00

SORTE E ATENÇÃO


É verdade que time que quer ganhar tem que ter sorte também.Mas acho que o nosso colorado está abusando dela.No grenal tivemos dois momentos de sorte: na cabeçada do Jonas e no chute do Souza.

No chute de Souza nada de anormal mas na cabeçada de Jonas faltou juizo.A tempo que venho observando que cada vez que uma bola é alçada para dentro de nossa area é um desespero.

Como pode uma zaga experiente, sabendo da qualidade do goleador gremista, deixar ele cabecear sozinho?
No jogo contra o Juventude o Mendes ja teve sorte(?).

Imagino se a bola tivesse entrado...começaria o nervosismo e isso atrapalha cada tentativa de jogada, a pressão começa, o relogio anda mais rapido e nada dá certo.

Acredito que alguem no Inter ja tenha percebido isso e tome uma atitude.

Olha que a sorte vira e o brasileiro vem ai!

fui...

08:49:00

Um Fato Novo.

Primeiro queria agradecer os dois telefonemas que o meu Post anterior me renderam devido a eu ter esquecido o “craque” colorado D’Alessandro. Mas como respondi ao telefone e vou responder agora via novo post, D’Alessandro é um excelente jogador de futebol, de um toque refinado, de raciocínio rápido e muita vontade. Porém o deixei de fora dos melhores do Inter por se tratar de um jogador polêmico e brigão. É, brigão sim. Não é que os adversários não gostem da maneira com que ele joga, mas é da maneira como se comporta em campo. É marrento. É chato. É instigante. Mas é um bom jogador.

O outro fato que não posso deixar de comentar é a saída do treinador Celso Roth. Por motivos claros e óbvios que já foram descritos neste blog. Agora me apego 

à diretoria e a um fato novo que ela mesma criou. Parabéns a atrasada, mas atuante diretoria, por tomar as necessárias providências, deixando de lado a imprensa e valorizando o seu plantel. O fato novo a que me refiro vem de encontro as pazes do torcedor com o time/clube. O torcedor está machucado pelos últimos GreNais e pelas últimas atuações. E a saída do treinador (pedida pela torcida) e a chegada de um novo comandante, dão ao torcedor alento e esperança.

Todos ao Olímpico massacrar o Aurora e encaminhar o Tri.

01:14:00

Enfim foi!

Estava eu, me preparando para deitar a cabeça no travesseiro e resolvi ligar o rádio. Abismado com o que escutava, entre os sentimentos de alegria, surpresa e curiosidade. Resolvi ligar o computador para ver se aquilo que escuta era realidade. Pasmo, era!

Enfim o Internacional nos ajudou, como registrava a capa do O Sul “Flechada de Índio derruba Celso Roth”. A decisão foi tomada por volta de 22h30m, e comunicada aos jogadores e ao treinador ainda no vestiário. Apesar disso não havia sido divulgada para imprensa.

Celso Roth assumiu o Tricolor em fevereiro do ano passado, tirando do comando Vágner Mancini. Uma ação rápida e conturbada da antiga direção, que causou estranheza nos torcedores. A direção mudou e Celso ficou. Roth nunca teve boa relação com a torcida gremista, que sempre fez pressão para sua saída. Não era de se estranhar. Com ele como técnico, o Grêmio perdeu dois estaduais e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Goianense. Apesar de muitos falarem que ele foi o principal responsável pelo vice no brasileiro do ano passado, poucos lembram que o Grêmio chegou a ser líder deste mesmo campeonato. Chegando a abrir 12 pontos de vantagem do time campeão, o São Paulo. Com isso, acuso-o CULPADO também pela queda de rendimento do time na reta final desse campeonato, que começou, pelas minhas contas, após o jogo contra o Plameiras. Até porque vice não é campeão.


Acredito que a direção tem duas etapas nessa decisão. Agiu bem na primeira etapa, demitindo o treinador. Não tinha mais como sustentar a pressão dos adeptos, Resumindo, a direção estava cavando a própria cova. Foram 78 jogos no comando do Grêmio, no mínimo 1/3 deles com a corda no pescoço. As vaias, que era constantes para Roth, estavam passando para o lado da direção. Não haviam mais condições de trabalho. Em um momento em que além da própria torcida, mas também a rival ironicamente mostravam a fragilidade do treinador. Cumprida a primeira etapa, decorre a segunda. Na qual a direção deve substituir o então desprezado comandante. Para esse lugar, 4 nomes são considerados, Caio Junior, que está no Japão, Geninho, no Atlético-PR, já desmentido por Kroeff, Renato Gaúcho, sem clube e Felipão, que segundo informações, já acerta sua volta para seleção portuguesa. De qualquer jeito, essa decisão deve ser tomada com cautela. Não se pode esquecer que o Grêmio joga a Libertadores e apesar de tudo briga pelo título.

Para fechar, os únicos fatos concretos são. Celso Roth esta fora; precisamos de um bom treinador; Marcelo Rospide (auxiliar-técnico) comanda contra o Aurora e mais do que nunca o Grêmio precisa de apoio da torcida.

Vamos mobilizar e apoiar, rumo ao TRI.

23:01:00

5 de abril de 2009

O GreNal passado a limpo

Não foi. Celso Roth fica. Em meio a reclamações no Beira-Rio e no Olímpico de torcedores em relação a diretoria e principalmente a Celso Roth, os colorados, com enorme razão e clareza, distribuíram pelas ruas da capital, a exemplo de ontem, buzinaços e gritos. Pois bem, deixarei de lado um pouco esse sentimento todo de ambas as partes e vou tentar, e digo tentar, pois não estava acostumado a escrever meus pensamentos, rabiscar um pouco do que vi neste GreNal número 100, no Beira-Rio, aos 100 anos com o 100° gol marcado também no Beira-Rio.

Vou começar por Vitor. Uma afirmação. Em todos os sentidos, o guarda-metas tricolor é o mehor goleiro do Brasil quiçá Sul-Americano. Com defesas desconcertantes e sempre uma segurança debaixo dos paus. Depois, Rever. Um zagueiro de extrema dedicação e preparo físico. Bem, fora Vitor e Rever, todos os demais são comuns. O restante da zaga tem dificuldades. Thiego não pode ser considerado a salvação para o sistema defensivo em um GreNal. Adilson teve uma boa atuação contra o fraco Universidad Católica em pleno estádio Olímpico (jogo 0x0), fora isso é modesto. Tcheco pipoca. Souza é individualista ao extremo. Sem falar nas intermináveis reclamações. Ahh as reclamações, são indícios da indignação dos jogadores com o sistema, pois Herrera reclama em todas as jogadas, acompanhado de Tcheco, Souza e até o pequenino Makelele. Passando o setor de meio campo, sobra o ataque. Além de Herrera mal encostar na bola, hoje Jonas nem se dedicou a perder gols. Deixou uma bola na trave e nada mais. Vejamos então o time do Grêmio que almeja ser campeão da Libertadores. Um time fraco, sem jogadas, sem muita movimentação, com alguma criatividade nos pés de Souza e com muitas, muitas faltas. Um time, como disse abaixo o meu amigo Douglas Conte, que aprendeu a bater. É natural bater no adversário. Mais fácil bater do que lhes surripiar a bola. Essas são as dificuldades de um time limitado e sem organização tática.

Já o aniversariante Internacional. Sortudo Colorado. Sortudo e não me interpretem mal, pois é sortudo até nas contratações e apostas feitas neste ano. O Inter começa o GreNal com as “costas quentes”, já classificado para a final, com tempo para a Copa do Brasil e de treinamentos no gauchão, com o estádio lotado de colorados inflamados pelo centenário de seu clube. Como se não bastasse, o Inter conta com a dificuldade de relacionamento torcida x diretoria x técnico que vive o rival. O Inter tem alguns jogadores que jogariam em qualquer clube do Brasil e seriam aceitos e louvados por seus torcedores. São eles: Índio, zagueiro de muita personalidade, competência e seriedade. Guinazu, volante marcador, argentino e dotado de uma grande fome por bola. Nilmar e Taison por velocidade e persistência. E olha que deixei de fora alguns nomes importantes como Kleber e Sandro que ainda precisam ter mais apresentações como a da tarde de hoje para ganharem este lugar ao sol tão almejado. Então, tirando Lauro, pois acho que seu reserva é melhor, apronta-se o Internacional do centenário.

Pois aí se desenha o clássico desta tarde, vencido pelo Colorado. Virtudes de um Internacional em festa e desvirtudes de um tricolor em desavenças. Para o futuro, bem, o futuro será escrito ainda pelas surpresas do futebol. Mas a certeza que tenho agora é que só um desses dois tão diferentes times poderá levantar o caneco Libertador. E nisso me apego.

21:51:00

Vamos cantar o hino?

Depois do acontecido nesta tarde cinzenta e chuvosa de Porto Alegre, apareço para dizer que ao menos uma coisa me contenta. Excluindo da minha lembrança, apesar de um bom jogo, a desilusão que trajava nuances tricolores e era liderada por seu comandante “cabeça de melão”. O fato é que pelo menos um gremista calou o Beira-Rio, e isso na semana do centenário colorado. Verdadeiramente não estou falando do tcheco, que fez o gol de pênalti no primeiro tempo. Não consegue lembrar ninguém que tenha feito isso depois do Pedro Júnior? Pois eu falo, Renato Borghetti é o nome da fera.

Esse grande expoente da música gaúcha. Foi ele o responsável por dar os acordes do hino brasileiro, no último jogo da seleção. Jogo esse que aconteceu na última quarta-feira no estádio Beira-Rio. Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho toca acordeom, um tipo de gaita-ponto. Apesar do estádio não ter chego nem perto de sua lotação, ele foi silenciado pelo gremista. Que com seu instrumento fez arrepiar a claque presente no estádio e a que assistia pela televisão. Recebendo ao fim do hino, elogios até mesmo do nosso “querido” Galvão Bueno.

Mas pra não dizer que não falei de flores,
parabenizo mais uma vez, e no mesmo final de semana, os colorados. Apesar do Grêmio ter perdido, novamente, chances claras de gol. Como até mesmo citou o amigo, colorado, Branco. A vitória, sim, é o mais importante e GRENAL sempre é equilibrado (tirando alguns poucos episódios). Vitória, essa, merecida e que ajudou a mostrar a falta de atitude do time tricolor. O time, comandado por Celso Roth (vulgo cabeça de melão), perdeu totalmente a identidade. Nosso time não tem mais a cara que tinha. A raça e garra que eram marca da equipe, e faziam tremer adversários pelo mundo, se transformou em violência. E hoje o time do Grêmio se mostrou sarrafeiro, distribuindo pauladas para todos os lados. Em meio ao jogo cheguei a perpetrar esse comentário, “ a chance do time do Grêmio dar certo é jogar rugby”. Mas realmente venho a concordar com meu grande amigo Fagner, não falta time, falta organização.

Para finalizar, acho que ainda podemos ver um ponto positivo em meio a tudo isso. O caso, é que não há mais pretextos. Acabou as desculpas da direção, jogando a responsabilidade em um tal planejamento, acabou a reclamação sobre a proximidade dos jogos (pelo menos até o brasileiro) e acabou as desonras do Celso sobre o Gauchão. Ah, isso é outra coisa bacana que gostaria de deixar registrado. Tirando a Copa Sul, que nem mais existe, o treinador Celso Roth, só ganhou campeonatos regionais, até hoje. De onde ele tirou todo esse ódio? Bom, o que posso dizer em primeira mão, pós jogo, é que ainda não foi hoje, ele permanece no comando.

20:37:00

Fim de festa


O Internacional manteve a programação do final de semana do centenário. Uma festa linda na sexta feira, na noite da virada empolgando os seus torcedores com os foguetes e fogos. No sábado, a grande homenagem a todos os atletas que passaram e fizeram parte da história do clube, e como toda grande festa, no domingo teve o baile, que de início estava meio fora da normalidade mas que do meio para o fim, saiu como estava e esteve por um bom tempo no script.


Deixando a flauta de lado, hoje vi que o Internacional não sente a mínima falta do seu ex-capitão Edinho. Esse garoto Sandro é um grande atleta, tem um futuro muito promissor mesmo, e pra mim foi o melhor jogador em campo disparado. Sabe conduzir a bola, sabe defender, atacar e o principal, sabe desmarcar. 

O time do Inter sentiu a marcação do Grêmio, que se postou muito bem nas nossas saídas de bola, obrigando ao nosso arqueiro Lauro a dar chutões pra frente em quase todos os tiros de meta. Tivemos sorte sim, tenho que admitir, foram duas bolas na trave, e um erro pra lá de bizarro do jogador gremista com a bola de frente para o gol, ele e as redes, e claro, esse mesmo jogador fez um intensivo com o atacante da azenha e colocou pra fora. 

Mas de nada teria ter essa sorte da bola do time lá não entrar se não tivéssemos, oportunismo. Nilmar, oportunista e buscando uma bola que parecia perdida pelo flanco direito, sofre penalty, e ele, o matador de greNAIS, Índio, o zagueiro goleador também deixou o seu numa falha grotesca da zaga tricolor matando o goleiro e colocando a bola na rede.

Lamentável a diretoria do Inter colocar em todo o primeiro tempo GFPA no placar do Gigante da Beira Rio. Depois de alguns comentários, logo no início do segundo tempo a descrição passou de GFPA para o Grêmio. Achei muita falta de esportividade e cavalheirismo por parte da nossa direção, mas ainda bem que a falha foi corrigida antes do final do certame. Não seria melhor colocar os escudos dos times?

Bueno, só pra não deixar de dar mais uma corneteada, pra mim greNAL virou sessão da tarde, sempre o mesmo filme.

Abraços

Vamo meu Inter!!!!

Foto: VipComm

19:05:00

Vai tarde.

Começo a escrever este post ainda antes do final do chamado GreNal do centenário. No momento o Inter ganha por 1 gol de diferença do Grêmio. O que quero dizer e isso pode ser considerado um aprendizado para o novo e ainda inexperiente Duda Kroef como presidente de um clube tão grande como o Grêmio. Não adianta ir contra aqueles que pagam jogo a jogo para ver os jogos no Olímpico. Não adianta. Celso Roth vai, tem que deixar o comando do tricolor. É inegável que o time não está jogando para se tornar o tri campeão da améria. Ora, evidente que temos jogadores de qualidade, faltou pensar melhor as contratações e digo isso pois o co-irmão contratou bem obrigado. E talvez, essa seja principal diferença entre Grêmio e Inter nesse início de temporada. Um desabafo, talvez, mas esperamos o fim do jogo para ver o que o presidente fará em relação ao comando da equipe.

Terça tem compromisso com o fraco e muito fraco Aurora. Vai ganhar, mas precisa urgentemente procurar novamente o bom futebol. Bom futebol que foi apresentado no primeiro GreNal do ano, quando o Grêmio aplicou um bom futebol, mas na oportunidade perdeu. Infeliz Celso Roth, que mesmo jogando bem, perdeu seus compromissos.

45min e 45 segundos agora. Grenal definido. Saída anunciada Celso Roth. Vai tarde.

11:50:00

4 de abril de 2009

De Centenário para Centenário


Voltando ao intento.
Publico aqui a carta em que o Grêmio parabeniza o Sport Club Internacional pelos 100 anos.
Desde já, deixo meus sinceros abraços aos amigos colorados.

"Ao Sport Club Internacional.

Apesar dos 105 anos bem vividos, temos boa memória. E da mesma forma que fomos homenageados naquele 15 de setembro de 2003, aqui estamos para mostrar nossa admiração e respeito por tudo que conseguiste até hoje.

Mas antes de qualquer coisa, vamos contar um pouco dessa história.

Que nos desculpem os modestos, mas poucos podem contar tão bem essa trajetória quanto a gente. Ou esquecem que, naquele 4 de abril de 1909, nós já estávamos por aí, jogando bola?

E o mais incrível: isso não intimidou aqueles novatos que logo nos desafiavam para um "match". Não dá pra dizer que foi o mais difícil dos jogos. Mas saímos de campo certos de que tamanha audácia haveria de nortear um futuro promissor.

Dito e feito.

Com o passar do tempo, foi ficando claro que nossos caminhos sempre se cruzariam. Nosso destino eternizou o fato de que teus astros cintilam num céu sempre azul.

E assim seguimos, na eterna busca de superar um ao outro. Depois da Baixada, os Eucaliptos. Daí veio o Olímpico, e então o Beira-Rio. Se aquela camisa 5 nos incomodou na década de 1970, a nossa camisa 7 apavorou na década seguinte.

Aliás, nada é mais bonito no futebol do que essa competição sadia, essa rivalidade. Porque gente como Tarciso, Eurico Lara, Airton Ferreira da Silva, Danrlei, entre tantos outros, gente que nunca vestiu vermelho, também ajudou e segue ajudando a escrever a história gloriosa do Sport Club Internacional.

E isso, podem ter certeza, dá um baita orgulho.

Nação Colorada, aceita de coração o parabéns de todos os Imortais Tricolores pelo teu Centenário."

11:34:00

Em resposta

Quero aproveitar já que meus eufóricos coirmãos comemoram seu centenário. Para comemorar também os 100 anos do primeiro GRENAL realizado em 18 de julho de 1909. Já que, também, nesse final de semana temos mais uma edição deste clássico.


Sobre o baile, acredito que se trata do GRENAL citado acima. Creio que dependeremos da boa vontade do nosso treinador em escalar no mínimo uma formatação aceitável para equipe. No penúltimo GRENAL, para quem lembra, o tricolor empatou o jogo no momento em que ele colocou 2 atacantes. Depois o “gênio” teve mais um dos seus surtos, voltou atrás e perdeu o jogo. Alguém Lembra?

Na minha humilde opinião GRENAL não tem favorito, e já vimos alguns exemplos disso ao longo da história desse clássico. Por exemplo o famoso GRENAL da final do gaúcho de 1977. A equipe do Inter trazia jogadores como Manga, Falcão, Batista, Valdomiro e Dario. Mesmo com esse elenco favoritíssimo, não conseguiu segurar o Grêmio que venceu pelo placar de 1 a 0 e, depois de oito anos, retomava a hegemonia do futebol gaúcho conquistando o Estadual.


E o Maxi. Bom, quem entende de futebol sabe que ainda não temos tempo necessário para avaliar esse jogador. O qual, vinha a quase um ano sem jogar. Um grande exemplo foi a volta do Daniel Gordo Carvalho, também a peso de ouro e também vindo da Rússia (onde jogam algo parecido com futebol) e que com perdão da palavra não jogou "bosta" nenhuma. Maxi ainda está dentro de seu período de recuperação. Se vai jogar bem, não sei, só sei que ainda não temos base para avaliar.
Sobre o Leo, não acredito que ele venha jogando mal. Ele chegou a ser escolhido melhor em campo em Boyaca. Onde o Grêmio fez um bom jogo pela Libertadores. Leo também foi dos melhores no brasileiro do ano passado. Ele ficou entre os 5 últimos, para ganhar o prêmio de melhor na posição (onde o Réver levou o bronze). Acredito também que ele sempre foi um zagueiro de bom posicionamento e desarme forte, nunca foi um cara de velocidade. O errado nesse caso é escalá-lo para marcar jogadores de velocidade, sem nenhuma cobertura.
Realmente acho ridículo jogar dois jogos em 48 horas. Assim como achei desumano o que foi feito com Brasil de Pelotas. O qual não teve chance alguma de recuperação e amargará a B do estadual no próximo ano.
Isso só acontece no Brasil. Onde a televisão tem total controle.
O Internacional também tem jogo logo após o GRENAL. Ah desculpa, me esqueci que não é pela Libertadores e sim pela Copa do Brasil, e contra o Guarani. Grande jogo!
Acho que é importante falarmos do que entendemos. Pra informação não ficar com ruído? Quem sabe falar sobre a nova camisa seja uma boa idéia. Douradinha, fashion, a cara do coirmão.
Aproveitando o ensejo, vou falar de algo que vem me assustando. Um movimento um pouco estranho, e que creio ser maior que o tal do "fora Roth". É o desflorar continuo de colorados. Pessoas que antes nem ao menos sabiam o que era um lateral, ou menos ainda, qual a data de fundação do seu clube, na realidade duvidando um pouco da inteligência coirmã, acredito que nem sabiam do que se tratava um centenário.
Bom enfim estes estão aparecendo, desflorando e quem diria, falando sobre futebol. Fenômeno raro, digno de estudo especializado, que vem acontecendo principalmente com mulheres, mas também homens, ou não?!
Bom eu acho isso muito, mas muito bizarro. Provavelmente porque tenho minhas convicções e desde pequeno vou ao Olímpico com meu pai e sou apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio.

10:40:00

Carta aberta a Henrique Poppe


Pessoal, recebi esse texto por email, e ele simplesmente diz tudo sobre o que é ser um Clube de Futebol de Verdade!



Carta aberta a Henrique Poppe - por Emanuel Neves

Mestre,

Não sabemos onde te encontras agora, mas temos a convicção de que manténs lugar cativo no círculo destinado aos precursores das grandes coisas. Na certa, tua mente brilhante e ávida faz par com as de vultos nobilíssimo, orbitando em searas de alta ordem, empenhando-se em labores de inimaginável importância. Assim, de antemão, desculpe-nos por tomar teu tempo - se é que aí há tal medida.

Mas a verdade, mestre Henrique, é que aqui o quarto mês do ano chegou e pôs-se a caminhar. Logo ali a frente, suplantará o seu terceiro dia, presenteando o peso de um século dos nossos à maior das tua obras. Sabe-se lá em quais tarefas tens te empenhado por ai desde que prematuramente partiste, em que projetos - decerto magníficos - dispensaste tuas atenções neste período todo. Mas se tiveste a oportunidade de acompanhar o andamento do prodígio que ajudaste a nascer, percebeste o quanto crescemos desde a época da Rua Arlindo.
É provável que, na arrancada de nossa epopeia, tu não pudesses vislumbrar um horizonte tão maravilhoso quanto o que veio a se concretizar. Pois saibas, mestre, que tudo se deu à reboque do teu idealismo. Os preceitos que nortearam a tua vida e teus atos estão impregnados naquilo que um dia tu chamaste de Sport Club Internacional. Escondida por trás de 13 letras do nome do clube que amamos, sustentando o brasão campeão de tudo neste planeta, existe toda a série de valores que moldaram a tua conduta e a tua forma de pensar.

Quando a pena rubricou teu aval na ata fundamental da instituição que agora torna-se secular, tu-talvez sem imaginares- preenchias o requisito positivista de perenizar-se pelo feito. E não paraste por aí.
Se puderes, corra a linha do tempo até um domingo qualquer e admire o estádio lotado. É um portento, grandioso demais até no nome. As multidões que vão até ele em carreira, acodem-se em verdadeiras e interminantes procissões. Há na velha arena da Padre Cacique, por onde quer que se mire, toda a sorte de simbolismos coletivos e particulares. Cada pedaço do Gigante abriga em sua memória centenas de pequenos milagres e tragédias, de confissões, promessas e êxtases hieráticos - muitos vividos sobre joelhos quedados no cimento, sublimados em rostos traçados por lágrimas. Sentando-se em qualquer ponto, vês o chão cor de esmeralda e seus arcos brancos - e eles sugerem tudo de mais bendito que possa haver.

Não seria um templo, mestre Henrique?

Quem defende o clube que tu criaste possui maneira única de enxergar a vida: toda ela à mercê do Internacional, ao sabor dos seus desígnios. Há a verdadeira dependência pela camisa cor de sangue, armadura da alma, manto obrigatório em nossa liturgia - e vesti-lo constitui-se genufluexão bastante singular. Há a reverência eterna a Pirilos, Tesourinhas, Larrys e Bodinhos, Figueroas e Falcões, Tingas e Fernandões, figuras que encaramos em pleno torpor, marejando os olhos -e, misteriosamente, nos parecem carregar halos sobre a fronte. E o que seriam os cantos senão verdadeiras chaves místicas, conexão instantânea com nossa essência, preparando a atmosfera em átimos, impelindo-nos força indizível? O Celeiro de Ases em uníssono é praticamente um transe coletivo.

Não seria um culto, mestre Henrique?

O clube altruísta e igualitário que tu imaginaste, a instituição sem barreiras de qualquer tipo, que abriria a porta do esporte a todos, confirmou e extrapolou os seus propósitos. Democraticamente, aceitou simpatizantes de toda a espécie, instaurando novos paradigmas, exatamente como tu determinaste. Porém, não se poderia prever que, uma vez identificado ao Clube do Povo, o colorado não encontraria mais opções: pegaria-se controlado pela ditadura da paixão vermelha, envolvido a ponto de nada mais importar, preso e fiel ao solitário dogma de amar o Internacional sobre todas as coisas.

Graças a Deus.

Mestre Henrique, tu superaste Castilhos e Comtes, criaste a tua própria doutrina. Hoje, somos mais de oito milhões de adeptos do Coloradismo Poppo, na vertente única do amor irrestrito à Academia do Povo.

Na aurora do primeiro centenário do Sport Club Internacional, a nação alvirrubra agradece ao seu fundador por ter criado a nossa razão de viver.

Muito obrigado, mestre.